25/12/2009

Berlim

Poucas cidades me deixaram tão boas recordações como Berlim. Desde o momento em que pus os pés fora do aeroporto de Tegel fui arrebatado pela capital alemã. Parques, museus, monumentos e até o Zoo parecem ter mais personalidade nesta cidade. Quem a visita não esquece o perfume das avenidas ladeadas por árvores frondosas (eg.,Unter den Linden), os museus majestosos ou as suas "cicatrizes" - troços do Muro, edifícios cravados de balas - metáforas perfeitas da História da Alemanha do século XX. Em Berlim existe liberdade. Liberdade para se mergulhar na multidão concentrada na Pariser Platz (junto às portas de Bradenburgo), ou para se retirar para o santuário do Tiergarten (o seu jardim mais famoso). Nunca uma cidade com 3.4 milhões de habitantes pareceu tão espaçosa.

Alguns dos museus mais famosos da Europa estão nesta cidade, em particular na Ilha dos Museus. O viajante pode numa tarde sentar-se num altar Grego (no museu Pergamon) e em seguida namorar o busto de Nefertiti (no Neues Museum). Para os amantes de música clássica, uma visita à sala de concertos da Orquestra Filarmónica de Berlim é obrigatória. Para os amantes da vida nocturna, Berlim oferece inúmero bares e discotecas.

Viajar por Berlim é simples, e rápido, quando se utiliza a vasta rede do Metro. Os alemães não são nazis e a maioria deles fala inglês. Não tenha medo de lhes pedir uma informação. Reserve uma tarde para visitar o palácio de Sanssouci e os seus jardins em Potsdam (nos arredores da cidade) pois não se arrependerá.

No final da viagem, sentimos qua a cidade nos adoptou um bocadinho, ou vice-versa. Por isso não estranhe se der consigo a proferir a célebre frase de JFK: "Ich bin ein Berliner". (So do I, Jonh).


JP

2 comentários:

IL disse...

De facto poucas cidades que visitei me deixaram tão boas recordações como Berlim. Tendo em conta que já visitaste meio mundo isso só a torna mais especial. Foi a viagem de uma vida. Beijinho

Koiso disse...

No simples e mísero sentido da palavra: és o verdadeiro veraneante da antiga Pangeia;)