28/11/2010

Die Traumdeutung

Quem me conhece sabe que eu tenho um interesse especial pelo sono e pelo sonho. Em primeiro lugar, gosto de dormir. Muito. Em segundo lugar, sempre tive uma enorme curiosidade pelo mecanismo do sonho. Para um psicanalista, os sonhos e os pesadelos são projecções dos nossos desejos, medos e obsessões, que estão recalcados no inconsciente e que, durante o sono, ascendem ao nível do subconsciente. Devo admitir que concordo em parte com a teoria psicanalítica, pois só assim se explica o facto de eu frequentemente sonhar com um concerto em Santo Tirso que reúna as minhas bandas lusas favoritas: ver aqui e aqui. Explica também que, em noites mais atribuladas, eu tenha um pesadelo recorrente, que vai mais ou menos assim: encontro-me amarrado a uma cadeira, com as pálpebras repuxadas por fita-cola, enquanto são transmitidos numa televisão os directos da "Casa dos Segredos".

Ainda sobre sonhos é o mais recente filme de Christopher Nolan, "A Origem". Este realizador, que já nos habituou a excelentes filmes (ressalto o magnífico "Memento" e "O Terceiro Passo"), regressa com uma película que poderia muito bem ser apelidada de Wachowskiana. A trama é um pouco complexa: num futuro próximo será possível partilhar sonhos e até mesmo construir mundos à nossa medida enquanto dormimos. O grande problema é que esta tecnologia torna os seres humanos vulneráveis a ladrões de pensamentos, ideias, receitas de bacalhau e outros segredos. Estes ladrões, dos quais Leonardo DiCaprio é o catedrático, ganham o seu dinheiro fazendo espionagem industrial até que lhes é proposto que consigam inseminar uma ideia na mente de um herdeiro bilionário. Quanto à moral do filme, resume-se a adverter o espectador para o perigo de preferir os sonhos à realidade. Contudo, algumas excepções impõem-se, pois eu prefiro qualquer sonho a reality shows - e aqui entra, uma vez mais, a "Casa dos Segredos". Mais entretenimento que propriamente cinema "que dá que pensar", o filme vale pelos seus efeitos especiais e por Ellen Page, essa sim, uma actriz de sonho.



Boa noite a todos,

JP

Sem comentários: